LTIP
Como o laudo de insalubridade influencia dentro da empresa e serve para a a proteção dos trabalhadores e no cumprimento das normas de segurança do trabalho.
O laudo de insalubridade é um documento técnico que identifica e avalia os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho.
O que é o LTIP?
O LTIP - Laudo de Técnico de Insalubridade e Periculosidade- é um documento que avalia as condições do ambiente de trabalho a fim de determinar se o mesmo é insalubre ou não, verificando os agentes físicos, químicos e biológicos aos quais os trabalhadores estão expostos. Através da elaboração do LTIP é possível determinar ou não a necessidade de receber o adicional de insalubridade. O documento apresenta também as informações necessárias a NR 16 – Atividades e Operações Perigosas, determinando se os trabalhadores estão expostos a atividades perigosas
O laudo indica a porcentagem do adicional de insalubridade que a empresa deve pagar?
Sim, o Laudo de Insalubridade é conclusivo, através do mesmo é possível identificar a porcentagem do adicional de insalubridade que deverá ser pago aos colaboradores que estão expostos a ambientes, atividades ou agentes insalubres. Após a elaboração do Laudo a empresa recebe a informação do grau de insalubridade, sendo que a percepção do adicional deve seguir, 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo; 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio e 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo.
Existem fatores que podem atenuar ou eliminar a insalubridade dentro da minha empresa?
Sim, algumas medidas podem ser adotadas para atenuar ou eliminar situações insalubres, para que isso ocorra a empresa precisa seguir uma série de procedimentos visando minimizar ou eliminar a exposição do colaborador aos agentes nocivos, isso poderá ser feito através de medidas, como por exemplo, quantificações de agentes químicos, a fim de verificar se o limite de tolerância é ultrapassado, entrega de Equipamento de Proteção Individual (EPI), alteração de processos que envolvem a organização do trabalho, medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho, entre outros fatores.
Concluindo
Do ponto de vista da empresa, um laudo de insalubridade bem elaborado ajuda na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, o que pode reduzir custos com afastamentos, indenizações e processos trabalhistas. Também contribui para a melhoria do clima organizacional, uma vez que demonstra o compromisso da empresa com o bem-estar de seus funcionários.
Portanto, a elaboração e a atualização periódica do laudo de insalubridade são práticas essenciais para a manutenção de um ambiente de trabalho seguro, saudável e em conformidade com a legislação vigente.