AET
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) serve para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, visando a integridade física e saúde, analisando os agentes ergonômicos peculiares à atividade desenvolvida e buscando a eliminação e/ou minimização dos riscos através de implantações de melhorias.
O que é AET - Análise Ergonômica de Trabalho?
A AET - Análise Ergonômica de Trabalho é um procedimento técnico que tem por objetivo analisar as condições de trabalho dos setores administrativos e produtivos da empresa, ou mesmo de um estabelecimento particular como uma residência, sob os aspectos da Ergonomia e das condições Ambientais, visando fornecer subsídios para a empresa, ou para o solicitante, para implementar mudanças em sua organização e método de trabalho, no sentido de diminuir os riscos da ocorrência de acidentes e moléstias do trabalho.
Qual a diferença de uma AET e o Laudo Ergonômico?
Uma diferença entre o laudo ergonômico e a Análise Ergonômica do Trabalho é o fato de que a AET é um item obrigatório nas empresas, previsto na NR-17, criada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego.
A AET deve obedecer algumas normas técnicas:
1 – Estudo e análise dos processos envolvidos nas atividades da empresa;
2 – Análise do mobiliário e dos equipamentos utilizados pelos colaboradores;
3 – Avaliação das condições ambientais existentes nos locais de trabalho;
4 – Criação de medidas ergonômicas para adequar as condições encontrada à norma e à segurança do trabalhador.
5 – Criação de modelos para controle e avaliação da eficácia das medidas implementadas.
6 – Criação de um grupo de responsáveis por fazer o controle, identificar novos riscos, sugerir treinamentos e melhorias.
A diferença entre Laudo Ergonômico e a AET - Análise Ergonômica de Trabalho é basicamente a seguinte:
-
O Laudo Ergonômico é um documento, enquanto a AET é um procedimento técnico.
O que a AET faz?
A AET identifica os riscos ergonômicos, bem como recomenda as intervenções e ou adaptações necessárias, seja no ambiente de trabalho, mobiliário, máquinas, equipamentos e ferramentas, ou nos processos de trabalho, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, além de preservar a saúde do trabalhador e em especial as prevenir o acometimento das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Ósteosmusculares Relacionados ao Trabalho). Vale mencionar que as análises ergonômicas são QUALITATIVAS.